Etnografia Digital

Hipertexto. Esta palavra que um dia me entusiasmou, hoje serve para me lembrar que vou gastar mais tempo do que pretendia na internet. Curiosos como eu deveriam ser proibidos de acessar hipertextos. Por exemplo, em mais uma frustrada tentativa de organizar os 5 mil links do meu bookmark, colecionados nos últimos 12 anos, encontrei uma página da Revista Galileu, que embora fosse de seis meses atrás, já estava desatualizada (o tempo voa na internet). Sequer cliquei no novo link que a página apontava, pois havia outro na página antiga com um vídeo do You Tube que chamou minha atenção. Estava a um link de descobrir a etnografia digital. Obviamente deixei a arrumação do bookmark para depois.

O assunto do post era sobre a WEB 2.0, ou internet participativa, como queira. A criatividade com que o vídeo foi produzido chamou minha atenção e fala justamente sobre a mudança na comunicação entre as pessoas que a web tem proporcionado. Em pouco mais de quatro minutos o vídeo resume a infinita capacidade de compartilhar informação e as mudanças que essa maneira de se comunicar causará em vários aspectos da vida como direitos autorais, copyright, identidade, ética, estética, retórica, liderança, privacidade, amor, família, enfim, nós mesmos e nosso relacionamento com o mundo. O vídeo já tem 6 milhões de page views.

Web 2.0 … The Machine is Us/ing Us

 

Depois de assisti-lo, fui conferir quem é Michael Wesch. Ele é professor assistente de Antropologia Cultural da Kansas State University e está estudando o impacto da mídia digital na interação humana. Para isso criou um grupo chamado Digital Ethnography Working Group.

A busca me levou para um segundo vídeo que apresenta algumas estatísticas sobre como os universitários norte-americanos estão se beneficiando, ou não, com o uso da tecnologia. Os dados são de arrepiar e demonstram a necessidade de se repensar o sistema educacional baseado no quadro negro e nos bancos escolares. Alguns exemplos:

As salas de aula possuem uma média de 115 alunos;
Menos de 20% dos professores sabem o nome dos alunos;
Apenas 49% do material indicado para leitura é lido;
Desse material, apenas 26% é considerado relevante;
Alguns compram livros de 100 dólares que sequer são abertos;
Outros observam colegas que pagam e não freqüentam as aulas;
Outros sabem que lerão 8 livros no ano letivo, mas visitarão 2300 web pages e passearão por 1281 páginas do Facebook;
Outros calculam que escreverão apenas 42 páginas de trabalhos escolares e mais de 500 páginas em e-mails;
Outros afirmam que, mesmo sabendo que o preço de um laptop é maior que o salário anual de muitos pessoas no mundo, levam seus laptops para escola para fazer tudo, menos estudar.

A Vision of Students Today

  

Nunca a forma de educar nesse planeta ficou tão vulnerável à tecnologia. Não que as pessoas não acabem se adaptando as exigências do mundo, apenas que o modelo de educação está se tornando rapidamente obsoleto, o que representa um custo enorme de tempo e de dinheiro para os alunos, pais e governos.

Fico imaginando como os jovens brasileiros reagirão à tecnologia quando a promessa do governo de levar banda larga para as escolas públicas se concretizar. Se considerarmos que junto a essa facilidade eles estarão de posse dos famosos laptops populares, não tenho dúvida de que o comportamento será muito parecido ao dos adolescentes norte-americanos. Será preciso repensar a educação com urgência, ainda mais em um país que continua às voltas com um abismo chamado analfabetismo.

Esse post foi publicado em Educação. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Etnografia Digital

  1. Arthur disse:

    Eu gostaria de contatá-lo a respeito de ferramentas gratuitas que posso oferecer para o seu blog.Por favor, mande-me um email eu responderei com uma proposta detalhada.arthur(a)fusionmedialtd.com

  2. La Romana disse:

    Olá, Homem!Interessante este trem e triste é a constatação.Percebo pelos meus filhos que esta tônica está muito mais próxima do que imaginamos e o futuro dependerá do entusiasmo, dedicação e boa vontade que cada um possuir, posto que as facilidades são por demais envolventes.Enfim….vamos à luta!!Excelente dia, na paz do Mestre.

Deixe um comentário