Escolha Certa

É uma satisfação saber que os candidatos em quem decidimos votar são eleitos. Prova que além de nós, outros compartilham a mesma crença de que este candidato tem os requisitos necessários para nos representar no poder público.

Há também aqueles que conseguem se eleger através de uma ação coordenada da mídia, setores inteiros da sociedade e dinheiro, muito dinheiro. Um exemplo clássico desta estratégia na política moderna foi a eleição do Collor, até então um político desconhecido de Alagoas que foi a solução encontrada pela situação para fazer frente a oposição. Acabou ganhando, mas sem sustentação no Congresso e com uma estrutura contaminada que lembrava muito o escândalo do PT do mensalão, acabou sofrendo o impeachment.

Há ainda aqueles que se beneficiam da legenda partidária através da qual disputam o cargo. Esse é um assunto cabeludo, envolve nossa antiquada lei eleitoral, remendada por anos de decretos que permite que os cargos sejam definidos mais pelo peso do partido do que pela escolha dos eleitores. Sobre legendas e voto distrital, qualquer hora dessas escrevo minha opinião. Não dá para ser isento sem compreender bem os modelos e possibilidades praticadas por outros países.

Seja por escolha direta dos eleitores seja pelo benefício da legenda, existe uma terceira categoria de candidatos que surpreendem ao demonstrar compromisso com o interesse coletivo e que conseguem desenvolver um trabalho competente para a cidade.

Acredito que esse seja o caso de nosso amigo que, daqui do espaço, ajudamos a eleger. Fiz a escolha certa e acredito que ele continuará a fazer um trabalho importante por Curitiba, justamente agora onde o modelo urbanístico da cidade está dando sinais de saturação.

Segue a carta que recebi confirmando sua vitória. Acredito que colaborei para três coisas necessárias na política do país: renovação, experiência e comprometimento social. Parabéns Omar Sabbag Filho pelo merecido reconhecimento. Parabéns Curitiba por eleger alguém com essas qualidades.


Com 5.498 votos, elegemos o Omar nosso representante na Câmara! Votação expressiva para quem nunca havia disputado uma eleição. Conquistar uma das 38 vagas em uma cidade com 2 milhões de habitantes não é fácil. Disputar essa vaga com 797 candidatos, muitos deles experientes políticos, também não.

Curitiba é uma cidade com tradição na escolha de bons candidatos e desta vez não foi diferente. Em uma votação histórica elegemos o Beto Richa com 77% dos 94% de votos válidos. Para completar, promovemos a renovação de 50% da Câmara (14 não se reelegeram e 5 não disputaram). Mas renovação sem critério, não muda nada. É preciso conhecer as demandas de Curitiba e saber como implementar as melhorias. Este é o diferencial que o Omar possui e que fará toda a diferença na condução dos trabalhos na Câmara.

Durante esses meses de campanha ouvimos muitas histórias e percebemos o interesse das pessoas. Foram vários comentários sobre a cidade e centenas de mensagens de apoio à campanha. As mais emocionantes foram as demonstrações de carinho e respeito de nossos amigos e dos mais velhos que ainda hoje guardam na memória lembranças da gestão de meu pai. Esse reconhecimento é gratificante e indica que estamos no caminho certo. Muito obrigado.

Até o fim do ano o trabalho será o de formatar as propostas que nasceram em 2008 e que serão levadas a Câmara a partir de 2009. Portanto, reitero o convite que fiz no início da campanha para que participem trazendo suas idéias. É a chance para fazermos a diferença em Curitiba.

Agradeço mais uma vez o apoio, a confiança e as demonstrações de carinho que recebi de todos vocês.

Valeu pessoal!

Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário